Esteganografia (do grego "escrita escondida") é o estudo e uso das técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra, uma forma de segurança por obscurantismo. O primeiro uso registrado da palavra data do ano de 1499, no livro Steganographia, de Johannes Trithemius.
Esteganografia é o ramo particular da criptologia que consiste em fazer com que uma forma escrita seja camuflada em outra a fim de mascarar o seu verdadeiro sentido. É importante frisar a diferença entre criptografia e esteganografia. Enquanto a primeira oculta o significado da mensagem, a segunda oculta a existência da mensagem.
Exemplo de esteganografia utilizando o windows:
Através do windows podemos executar um comando básico do ms-dos para fazer uma simples fusão de um arquivo de imagem e um de texto:
Em nosso desktop temos 2 arquivos uma imagem(foto.jpg) e um arquivo de texto simples(texto.txt). Para fazer a junção dos 2 arquivos basta abrir o prompt de comando(vá até a barra de pesquisa e digite cmd.exe), navegue até o diretório onde encontram-se os arquivos e execute o seguinte comando:
copy /b foto.jpg + texto.txt novo_arquivo_foto_com_o_textooculto.jpg
Para visualizar o texto que está oculto na imagem basta abrir com um aplicativo de texto a imagem que a informação ou texto que continha no arquivo estará ao final do mesmo.