Netbook é um termo usado para descrever uma classe de computadores portáteis tipo subnotebook, com dimensão pequena ou média, peso-leve, de baixo custo e geralmente utilizados apenas em serviços baseados na internet, tais como navegação na web e e-mails.
O conceito do netbook deriva-se de subnotebook, enquanto o próprio termo foi introduzido pela Psion em 1999[1] e re-introduzida pela Intel no primeiro trimestre de 2008.[2]
Em 2007, a Fabricante Asus lança o Eee PC [3] (versão Linux) com uma tela de 7 polegadas.
Em meados de fevereiro de 2008, a Everex lançou seu CloudBook, baseado no chipset VIA, rodando gOS. O Cloudbook é baseado no VIA Nanobook, referência em design. Ao contrário do seu concorrente mais próximo, o Eee PC, o CloudBook usa um disco rígido. O design do CloudBook está otimizado para que possa ser utilizado com uma mão enquanto se digita, ou em duas mãos quando se usa o cursor do mouse, com o polegar esquerdo controlando os dois "botões do mouse", bem como o polegar direito um pequeno touchpad, tanto o mouse quanto as teclas são colocados diretamente sob a tela. Em 3 de Abril de 2008, a Microsoft anunciou um programa para ampliar a disponibilidade do Windows XP em PCs de baixo custo, passado o prazo de finalização com o apoio do sistema operacional enquanto os desenvolvedores de hardware o implantaram em sistemas de hardware com especificações limitadas.
Suas características mais comuns incluem uma pequena tela,conexão sem fio, mas sem unidade de disco óptico, e um teclado reduzido em tamanho ( em torno de 80 a 95%).Existe também uma tendência de utilizar drives de estado sólido ssd em vez dos tradicionais HD.
Netbooks normalmente já possuem um sistema pré-instalado, uma versão personalizada do GNU/Linux ou Windows XP Home Edition. Podem ser encontrados na internet muitos fóruns discutindo a instalação do sistema operacional da sua escolha (por exemplo Ubuntu Netbook Remix ou Windows XP Professional.