CHEGA MAIS TI

O blog dos profissionais de TI
Follow Me

Neste artigo continuamos a avaliar mais algumas tecnologias que podem pode ser de grande ajuda para as pequenas e médias empresas economizarem nestes tempos "bicudos".

A agilidade nas respostas é uma exigência do mercado e umas das respostas para isto está na mobilidade. Para isto várias tecnologias estão disponíveis como os notebooks e smartphones conectados aos sistemas corporativos através da Internet por acessos 3G ou Wi-Fi. Isto pode economizar tempo de deslocamento ou aumentar a eficiência das equipes comerciais ou técnicas que são quase sempre enxutas.

O orçamento das áreas de TI em pequenas ou médias empresas já era apertado e agora ficou ainda menor. Nestes gastos a parcela de aplicativos e software sempre foi significativa. Uma boa alternativa é a adoção do Software Livre. Esta modalidade de aplicativos está madura e oferece soluções que atendem praticamente a totalidade das necessidades de um usuário normal, sem custo algum de aquisição.

Nesta área alguns aplicativos se destacam como as suítes de automação de escritório BrOffice.br (http://www.broffice.org/) e Google Docs (http://docs.google.com), o editor de imagem Gimp (http://www.gimp.org), o navegador Firefox (http://www.mozilla.com), o leitor de correio eletrônico Thunderbird (http://br.mozdev.org/thunderbird/) ou o Sistema Operacional GNU/Linux.

Outra tecnologia que pode ajudar a economizar é o trabalho remoto. Esta é uma opção de atividade cada vez mais usada atualmente por empresas. Com portais que facilitam a colaboração como o Wikispaces (http://www.wikispaces.com) já é possível trabalhar de forma colaborativa com uma equipe distribuída geograficamente.

Os custos de impressão podem ser um grande vilão das contas no final do mês e devem ser acompanhados de perto. As impressoras com tecnologia de jato de tinta são conhecidas por seu alto preço de impressão por cópia devido ao preço dos cartuchos e papel. Lembre-se de que as impressão coloridas custam muito mais caro do que a em preto e branco. Avalie pela quantidade de páginas impressas mensalmente qual o tipo de impressora (jato de tinta ou laser) ideal para sua empresa.

O valor gasto com as impressões pode ser reduzido utilizando a recarga de cartuchos e o papel reciclado ou rascunho nas impressões. Se a economia não bastar pense no meio ambiente antes de clicar no botão de imprimir. A natureza agradece.

Agora é usar as tecnologias de forma consciente para aumentar a eficiência e economizar.

Fonte: Imasters

O mercado de bancos de dados está movimentado nos últimos quatro anos após o anúncio de grandes empresas como Microsoft, Oracle e IBM lançarem suas versões gratuitas de banco de dados, permitindo mais liberdade, variedade e poder de crescimento para pequenas e médias empresas.
As empresas estão cobiçando uma fatia desse mercado gratuito que vem crescendo constantemente para trazer novos adeptos e clientes aos seus produtos, que têm como concorrentes ótimos produtos como MySQL, Firebird e PostGree.
Um dos principais obstáculos encontrados pelas empresas, além de oferecer licenças gratuitas, é como ganhar confiança entre os desenvolvedores Open-Source e produtores independentes de software.
Olhando esse grande problema, a principal tática para conseguir trazer adeptos e futuramente novos clientes, foi utilizar recursos que suas versões pagas utilizam, de forma restrita e limitada, e ao mesmo tempo, usar o peso que o próprio nome da empresa tem no mercado, pois qual produtora de software não gostaria de oferecer seu produto utilizando um banco de dados da Microsoft, Oracle ou IBM?
A primeira empresa a apostar suas fichas foi a Microsoft, trazendo o SQL Server Express, olhando todo esse movimento de marketing em busca de novos clientes do adversário, a Oracle não ficou para trás e lançou o Oracle Express Edition para acompanhar a Microsoft.
A IBM também não queria ficar fora desse jogo, e logo colocou no mercado o IBM Express C, estreitando a fatia de banco de dados Open-Source e aumentando a competição entre as empresas, que já disputam o mercado de licenças pagas.
Com toda essa briga, nos restou saber qual devemos utilizar, já que existem muitas boas opções no mercado, e para conseguir boas soluções em projetos, uma relação dos produtos que possuem versões gratuitas e pagas será comparada a seguir:

Microsoft SQL Server Express

A Microsoft criou SQL Server Express sobre o modelo do seu principal banco de dados, o SQL Server 2005, permitindo uma facilidade de migração para sua versão paga, o SQL Server Express é uma ótima solução para desenvolvedores da plataforma Microsoft, como ASP, Visual Basic e DotNet.
Abaixo seguem alguns recursos que serão encontrados na versão gratuita:

LIMITAÇÃO
Capacidade de Armazenamento: 4GBProcessadores: 1 Processador
Memória: 1 GBSistema Operacional: Windows

RECURSOS SUPORTADOS
Stored Procedures
SQL Server Configuration Manager
Views
Replication *
Triggers
Advanced Query Optimizer
Cursors
SMO/RMO
sqlcmd and osql utilities
Integration with Visual Studio 2005
Snapshot Isolation Levels
Service Broker **
Native XML support, including XQuery and XML Schemas
SQL CLR
Transact-SQL language support
Multiple Active Result Sets (MARS)
Dedicated Administrator Connection **
Auto Tuning
Common Language Runtime and .NET Integration
Integration with Microsoft Baseline Security Analyzer
* Esse recurso é somente disponível aos usuários que forem assinantes da Microsoft.
** Para utilizar esses recursos há uma limitação, favor consultar a documentação do produto.
Agora, para quem já conhece os recursos do SQL Server, abaixo segue uma relação dos serviços que não são suportados pela versão gratuita:

RECURSOS NÃO SUPORTADOS
Database mirroring
SQL Mail
Online restore
Fail-over clustering
Database snapshot
Distributed partitioned views
Parallel index operations
VIA protocol support
Mirrored media sets
Log shipping
Partitioning
Parallel
DBCC
Address Windowing Extensions (AWE)
Parallel Create Index
Hot-add memory
Enhanced Read Ahead and Scan
Native http SOAP access
Indexed views (materialized views)
SQL Mail and Database Mail
Partitioned views
Online Index Operations
SQL Server Agent and SQL Server Agent Service
O problema que a Microsoft pode encontrar para conseguir ganhar espaço nesse mercado é a limitação do seu produto somente em seu próprio sistema operacional Windows, proporcionando custos nos projetos independentes, mas outros pontos positivos podem ser destacados, como:
Documentação bem elaborada e com exemplos práticos elaborados pelo MSDN.
Interface gráfica bem fácil de utilizar.
Administração pelo SQL Server Management Studio Express.
Integração com a maioria das linguagens de programação do mercado.

Oracle Express Edition

O gigante dos bancos de dados também caprichou na sua versão gratuita, produzindo o Oracle Express Edition (Oracle XE), uma versão que trouxe os recursos mais atualizados encontrados na versão paga do Oracle Database 10G Release 2, a Oracle se destaca por colocar em sua versão gratuita, diversas opções de administração, desempenho, backup e recover, além do Application Express (Apex) um aplicativo de administração de banco de dados desenvolvido para plataforma web, uma customização do seu produto HTMLDB que facilita o gerenciamento do banco de dados e desenvolvimento de pequenos aplicativos para usuários finais, como relatórios e formulários.
Mas, como tudo não é uma maravilha, a Oracle colocou algumas restrições de recursos e limitou seu banco de dados, deixando assim, as produtoras se adaptarem às necessidades do crescimento.
A seguir, estão as limitações e restrições dos recursos que não iremos encontrar no Oracle Express Edition:

LIMITAÇÃO
Capacidade de Armazenamento: 4GBProcessadores: 1 Processador
Memória: 1 GBSistema Operacional: Linux ou Windows
Observando as limitações acima, percebe-se que caso sua empresa tenha máquinas poderosas, poderá apenas utilizar os limites impostos, marcando como um ponto negativo, porém outro lado irá lhe recompensar com alguns recursos que somente as versões pagas da Oracle oferecem e outros que somente a versão 10G possui, veja abaixo:

RECURSOS SUPORTADOS
PL/SQL stored procedures e triggers
Oracle Developer Tools para Visual Studio.Net
PL/SQL Server pages
Active Directory
PL/SQL native compilation
DML Triggers
Drivers JDBC
Index-organized tables
Suporte .Net, OLE DB e ODBC
Temporary table
Suporte XML
Objects and Extensibility
Suporte a LOB (Large Objects)
Oracle Text
Function-based index
SQL Model
SQL Analytic functions
Star query transformation
Globalization support
Multiple block size support
Flashback Query
Online Backup
Encryption toolkit
Automatic Memory Management
External tables
External procedures
Distributed transactions
Alguns recursos mais avançados que os profissionais encontram na versão 10G do Oracle não foram disponíveis, como:

RECURSOS NÃO SUPORTADOS
Automatic Storage Management
Virtual Private Database
Database Resource Manager
Fine grained auditing
Flashback Transaction Query
Fast-Start Selectable Recovery Time
Block-level media recovery
Parallel backup and recovery
Point-in-time tablespace recovery
Trial recovery
Flashback Table
Flashback Database
Online schema reorganization/redefinition
Parallel export/import
Parallel statistics gathering
Parallel query/DML
Materialized View Query Rewrite
Summary Management
Bitmapped index, bitmapped join index
Data Compression
SQLJ
Database Web services
Java Server Pages
Java support in the database
Muitos outros pontos positivos podem ser encontrados quando uma empresa pensar em utilizar o Oracle Express Edition em seus projetos, no quais podemos citar alguns, como:
Documentação On-line no site da Oracle, desde iniciante ao avançado.
Integração com diversos aplicativos da Oracle para gerenciamento do banco de dados, como: Oracle Enterprise Manager, Apex, SQL Developer e HTML DB.
Possibilidade de ajustar o banco de dados e sistema operacional para ganhos de desempenho.
Drivers compatíveis para a grande maioria das linguagens de programação.
Possibilidade de Cold e Hot backup utilizando o RMAN.

IBM DB2 Express C

A IBM desenvolveu a versão gratuita utilizando os recursos de sua versão paga o DB2 UDB Express com uma configuração de pacote menor, uma vantagem que o DB2 Express-C pode lhe oferecer é realizar a migração do seu banco de dados para qualquer outra versão sem a necessidade da paralisar o aplicativo, deixando o aplicativo 100% operante utilizando uma outra tecnologia de banco de dados.
Com o DB2 Express-C você pode encontrar estabilidade e flexibilidade nos diferentes sistemas operacionais e uma gama de aplicativos para gerenciar de modo ágil e fácil todos os banco de dados DB2.
As limitações do DB2 são diferenciadas e mais poderosas como podemos observar abaixo:

LIMITAÇÃO
Capacidade de Armazenamento: IlimitadaProcessadores: 2 Processadores
Memória: 4 GBSistema Operacional: Linux ou Windows
O suporte às mais variadas linguagens de programação e as poucas restrições impostas aos seus recursos tornam mais fortes o seu poder de competição no mercado e um objeto de desejo entre os desenvolvedores, abaixo podemos analisar o que o DB2 Express-C pode nos proporcionar:

RECURSOS SUPORTADOS
Suporte XML
Suporte .NET
C/C++
Java
PHP
Suporte a Unix
Web Services
ADO e ADO.NET
SQLJ
SQL Embutido
Gerenciamento Autônomo
WebSphere Studio Application Developer
Alguns profissionais DB2 gostam de dizer que o DB2 Express-C é um pequeno DB2 UDB Express, pelo motivo que quase todos os recursos são encontrados nessa versão, com exceção dos recursos abaixo:

RECURSOS NÃO SUPORTADOS
Warehouse Manager tools & servers
Extender support
DB2 Connect support
Informix Data Source Replication
Replication Data Capture
APPC
Netbios
Database Partitioning Feature
Connection Concentrator
DB2 Geodetic Extender
Query Patroller
Net Search Extender
pureXML
DB2 Web tools
Spatial Extender Client and Samples
Microsoft Cluster Server support
Outros pontos devem ressaltar quando pensarmos em utilizar o produto em seus projetos, que podem futuramente trazer beneficios ou problemas:
Pouca documentação sobre o banco de dados.
Integração com todos os outros aplicativos do fabricante.
Possibilidade de adquirir recursos extras, conforme a necessidade do aplicativo.
Estabilidade, confiabilidade e segurança aos desenvolvedores.
Suporte
Para todos os produtos citados, os fabricantes não fornecem suporte técnico, apenas Fórum em seus respectivos sites gerenciados e administrados por profissionais da empresa, exemplo é o suporte oferecido pela Oracle que pode contar com grandes administradores de banco de dados do mercado (DBA), como Thomas Kyte. A Microsoft criou Hot site com fórum de suporte e artigos técnicos no MSDN, o único que trouxe um pouco de dificuldade foi a IBM, que disponibilizou apenas um fórum técnico em seu site que é difícil ter retornos e quase nenhum artigo técnico.
Custos
Como não há necessidade de adquirir licenças para os bancos de dados, seu custo fica praticamente zero, é o caso quando se utiliza bancos de dados como MySQL, Firebird e PostGree.
Devemos sempre orientar o profissional que utilizar um Oracle, SQL Server ou DB2, que ele pode, sim, envolver custos e fornecer um crescimento ao seu aplicativo. Esses custos podem estar embutidos na compra de máquinas mais poderosas, mão-de-obra qualificada e aquisição de recursos ou serviços extras fornecidos pelo fabricante.
Portanto, antes de querer implantar algum banco de dados, veja a real necessidade do seu aplicativo e analise todas as funcionalidades que cada versão pode lhe oferecer para não ter arrependimento posteriormente. Eles realmente são capazes de trazer muitas melhorias e total estabilidade ao seu aplicativo, mas sempre com cautela.

Download

Abaixo, estão disponíveis todos os links úteis para baixar as versões desejadas.
Microsoft SQL Server Express
Oracle Express Edition
IBM DB2 Express-C

Biblioteca Técnica

Como as versões dos poderosos bancos de dados gratuitos são muito recentes, encontrar e trocar informações sobre os produtos é muito difícil, então, abaixo segue uma relação de sites e fórum que possuem dicas, artigos técnicos e troca de experiências entre os profissionais.

Microsoft SQL Server Express
Linha de Código http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=947&pag=1
MSDN SQL Server Express http://www.microsoft.com/express/sql/download/

Oracle Express Edition
OTN http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html
Oracle Express Edition Tutorial http://st-curriculum.oracle.com/tutorial/DBXETutorial/index.htm
Máteria sobre Oracle XE em portuguêsRevista SQL Magazine Edição 35
https://ssl.dominal.com/devmedia/loja/edicoes_anteriores3.asp

IBM DB2 Express-C
Viva o Linux http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4687
DB2 Universal Database http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/db2luw/v8/index.jsp?topic=/com.ibm.db2.udb.doc/welcome.htm

Fonte: Imasters

Chega mais TI

ERP´s e suas Ferramentas, Tecnologia e Segurança da Informação, Servidores e muitas dicas!

Total de visualizações

Seguidores

Adsense