Felizmente algumas recomendações simples podem impedir as brechas de dados em sua máquina e na pior das hipóteses, o prejuízo causado por pragas virtuais e invasores não será tão alto. Lembre-se de aplicá-las em seu computador doméstico e tente fazer com que seu local de trabalho também siga as regras.
1. Tenha uma política de segurança atualizada: Não adianta mais usar só antivírus contra as ameaças atuais e não ajuda em nada não ter um 'plano B' caso o pior aconteça. Lembre-se de proteger seu computador e seus dados da melhor forma possível, para que os danos causados por ataques não sejam tão altos.
2. Conheça os dados visados por criminosos: Os dados mais visados por criminosos são os que darão mais lucro a eles e, conseqüentemente, mais prejuízo para a sua empresa: número de cartão de crédito e dados pessoais de clientes. Tenha um rígido controle de acesso a estas informações e proíba a criação de cópias de segurança não autorizadas.
3. Seja desconfiado com todos os usuários: A melhor abordagem é dar o mínimo possível de privilégios aos usuários, sem pensar em queixas futuras, mas sim na segurança presente. E lembre-se de revisar estes privilégios para ceder ou proibir outros tipos de ação. Para as empresas, é cada vez mais difícil controlar o acesso a dados importantes, devido à terceirização e aos escritórios externos.
4. Criptografe dados em movimento: A regra vale para empresas e usuários domésticos. Proteja da forma mais rígida possível os dados presentes em laptops, flash drives (pen drives) e outros equipamentos do gênero. Softwares de criptografia e proteções de redes sem fio são extremamente úteis nesta hora.
5. Criptografe os dados quando ninguém estiver usando-os: A regra vale até mesmo para as tarefas de manutenção do computador. Deixe-as para a noite, quando a máquina não for usada, para que sejam corretamente feitas.
6. Monitore a atividade de bancos de dados: Em ambientes corporativos, o banco de dados é o coração do negócio. Que tal então, protegê-lo de forma adequada? Sempre fique atento ao tipo de ação que é feita com as informações e aplique proteções automáticas onde for necessário. Com a devida proporção, é exatamente o mesmo tipo de atitude que um usuário doméstico deve ter com uma máquina usada por mais de uma pessoa.
7. Faça checagens automáticas periódicas: Nunca se esqueça de fazer uma manutenção periódica nas medidas de segurança de seu PC - desde antivírus desatualizados a modificações de senhas. Vários ataques ocorrem devido às senhas fracas usadas pelos usuários.
Quem sou ERP - Sapiens
Sou apenas um bom rapaz compartilhando conhecimento!Chega mais TI
ERP´s e suas Ferramentas, Tecnologia e Segurança da Informação, Servidores e muitas dicas!